Conheça 11 atrações de São João imperdíveis no Nordeste

O mês de junho começou e com ele chega o período mais esperado pelos nordestinos: as festas de Santo Antonio, São João e São Pedro. Na região, centenas de municípios homenageiam os santos católicos com muito forró e a montagem de “arraiás” com concursos de quadrilhas juninas, barracas de comidas e bebidas típicas, apresentações culturais e mega shows. Neste período, os nove estados do Nordeste entram em ebulição e recebem turistas de todo o Brasil, mesmo aquelas cidades com menos de 100 mil habitantes e localizadas em pleno sertão. Com base em critérios como programação, tradição e estrutura, selecionamos 11 festas juninas imperdíveis.


10:03 - 08/06/2017roteirosincriveis.uol.com.br

01. Caruaru – Pernambuco

Intitulada a capital do forró, a cidade localizada no agreste de Pernambuco, a 135km de Recife, tem uma das festas mais tradicionais do país. Rivaliza com a paraibana Campina Grande e diz ter a “melhor festa de São João do Mundo“. Com seis pólos de lazer, o município reúne diversos museus – um deles dedicado a Luiz Gonzaga e possui uma vasta programação na praça principal, que é chamado Pátio de Eventos Gonzagão. Este ano, passarão por lá artistas e bandas como Mestrinho, Dorgival Dantas, Forró das Antigas, dentre outros. Casamento na roça e concursos de quadrilhas também estão entre as atrações. A parte mais cultural do São João de Caruaru se dá no bairro do Alto do Moura, onde está as casas de mestres do artesanato, incluindo Vitalino. Lá também há apresentações de forrozeiros autênticos e também é possível saborear os melhores pratos da culinária regional.

festas juninas nordeste
FESTA DE SÃO JOÃO CARUARU | DIVULGAÇÃO

 

02. Campina Grande – Paraíba

Principal rival de Caruaru, Campina Grande assegura ter o “Maior São João do Mundo”. Lá, o forró começa à noite e só termina lá pela madrugada. Casamento coletivo, no dia dos namorados, comidas gigantes e o “trem do forró” são algumas das atrações imperdíveis dos festejos da cidade paraibana. No palco do Parque do Povo, passarão entre 2 de junho e 2 de julho de 2017 grandes nomes como Elba Ramalho , Wesley Safadão , Flávio José, Padre Fábio de Melo, além de Aviões do Forró, Dorgival Dantas e Gabriel Diniz. A presença marcante de artistas do sertanejo acirrou ainda mais a rivalidade com Caruaru.

festas juninas - nordeste
CAMPINA GRANDE: O “MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO” | DIVULGAÇÃO

 

03. Senhor do Bonfim – Bahia

Conhecida como a “Capital Baiana do Forró“, Senhor do Bonfim, a 380km de Salvador, possui um dos festejos mais tradicionais do Estado. Este ano, as atrações do palco principal, que terá festa de 22 a 25 de junho, será praticamente formada por artistas e bandas de forró como Alcymar Monteiro, Flávio José, Chambinho do Acordeon, dentre outros. Além dos shows, o município possui manifestações culturais como blocos, charangas e a tradicional “Guerra de Espadas” – atualmente conhecida como “Show de Espadas” – e que acontece fora dos circuitos musicais. Trios nordestinos e bandas de pífanos também compõem os atrativos de Bonfim, assim como o Forró do Sfrega, festa privada que será realizada 24 e 25 de junho. Lá também tem o Trem do Forró, que percorre várias estações nos bairros da cidade com muita música, além de comidas e bebidas típicas.

festas juninas nordeste
JEGUE ELÉTRICO EM SENHOR DO BOMFIM: VIVA SÃO JOÃO! | DIVULGAÇÃO

 

04. Amargosa – Bahia

Localizada no Vale do Jiquiriçá, uma das regiões mais bonitas da Bahia, a 250km de Salvador, Amargosa possui uma festa bastante badalada. Com boa infraestrutura de hotéis, pousadas e também com imóveis para aluguel de temporada, a cidade respira São João. Durante o dia, entre 22 e 25 de junho, adultos, crianças e idosos curtem a Vila Junina – uma cidade cenográfica montada na Praça do Bosque, o principal ponto de encontro e também local onde tudo acontece. Mas é a noite que acontecem os grandes shows com artistas da música nordestina: Flávio José, a dupla Simone e Simária, Adelmário Coelho, Zé Ramalho e o cearense Waldonys são alguns dos artistas que participarão da festa pública. Na Fazenda Colibri, na zona rural, é realizado o Forró do Piu Piu, festa que tem comida e bebida liberada e que reúne nomes como Wesley Safadão, Gabriel Diniz e o veterano Durval Lellys.

festas juninas - nordeste
AMARGOSA TEM CIDADE CENOGRÁFICA PARA COMEMORAR AS FESTAS JUNINAS | DIVULGAÇÃO

 

05. Santo Antonio de Jesus – Bahia

Principal polo econômico do Recôncavo Baiano, o município de Santo Antonio de Jesus, a 200km de Salvador, tem uma das principais infraestruturas do Estado com dezenas de hotéis, bares e restaurantes. Na praça principal, é instalado um grande palco para mais de 100 horas de forró com artistas de expressão nacional como a banda Mastruz com Leite, Adelmário Coelho, Del Feliz, Marília Mendonça, Mayara e Maraísa, Marcos e Belutti, Peruano Cavaleiros, Santanna, o Cantador, Lukas e Gustavo, Trio Nordestino e Targino Gondim. Há também apresentações de artistas locais no coreto, bem como quadrilhas juninas e shows de grupos regionais. 

festeas juninas - nordeste
FESTEJOS JUNINOS EM SANTO ANTONIO DE JESUS ATRAEM MULTIDÕES | DIVULGAÇÃO

 

06. Assu – Rio Grande do Norte

Principal festa junina potiguar, o São João de Assu, no Rio Grande do Norte acontece de 1º de junho a 2 de julho. Artistas como César Menotti e Fabiano, Sirano e Sirino, Solteirões do Forró, Dedim Gouveia e Saia Rodada vão compor a grade do palco principal dos festejos juninos. Este ano, a cidade comemora os 291 anos da festa do padroeiro, que é o próprio São João. Missas, bancas de artesanato e comidas típicas, além das tradicionais quadrilhas juninas, fazem parte da programação. 

festas juninas - nordeste
FESTEJOS DE SÃO JOÃO EM ASSU, NO RIO GRANDE DO NORTE, DURAM UM MÊS | DIVULGAÇÃO

 

07. São Luís – Maranhão

Diferente de outras cidades do Nordeste, São Luís aposta no bumba-meu-boi como principal manifestação cultural dos festejos juninos. Lá, a programação oficial já começou e o ponto alto ocorre nas praças Nauro Machado, Maria Aragão, Ipem e Vila Palmeira, onde são montados os arraiais. Dia 18 de junho, haverá shows de Geraldo Azevedo e Elba Ramalho. O São João da capital maranhense também possui espetáculos de quadrilhas juninas e apresentações de artistas locais.

festas juninas - nordeste
SÃO JOÃO EM SÃO LUIS TEM MANIFESTAÇÕES DA CULTURA LOCAL | DIVULGAÇÃO

 

08. Euclides da Cunha – Bahia

Situada no Sertão Baiano,a 324km de Salvador, a cidade de Euclides da Cunha promoverá, este ano, uma grande festa de São João. A aposta numa grade forrozeira fez do município um dos mais procurados para o período de 23 a 26 de junho. Nomes como os de Aduílio Mendes, Flávio José, Aviões do Forró, Bete Nascimento, Kátia Cilene e Solange Almeida compõem a grade de atrações do evento que acontece na praça do Arraiá do Cumbe, como é conhecido. Mostras de artesanato, culinária típica do sertão e trios de forró também fazem parte da programação. Uma novidade deste ano é o espaço “Café com Forró”, onde moradores e visitantes poderão, a partir das 7 horas da manhã, saborear as iguarias regionais depois de uma madrugada de muita música.

festas juninas - nordeste
FESTA JUNINA EM EUCLIDES DA CUNHA APOSTA EM ATRAÇÕES DO FORRÓ | GABRIEL CARVALHO

 

09. Maracanaú – Ceará

Bandas e artistas como Wesley Safadão, Bruno e Marrone, Aviões do Forró, Victor e Léo, Márcia Fellipe, Avine Vinny, Solteirões do Forró estão entre as dezenas de atrações previstas para o São João de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. Maior festa junina do Ceará, o evento acontece de 1° a 17 de junho de 2017 com cinco dias de shows e festivais de quadrilhas juninas. Além da programação musical, o arraial conta com a tradicional Cidade Cenográfica, que conta com restaurante, tapiocaria, engenho, fazendinha, barbearia, igrejinha, bodega, xilindró, Lambe-lambe, museu, artesanato, boteco e um cinema exibindo filmes que representam a riqueza da cultura nordestina.  

festas juninas nordeste
SÃO JOÃO EM MARACANAÚ VAI HOMENAGEAR DIVERSAS MODALIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS DO NORDESTE | DIVULGAÇÃO

 

10. Salvador – Bahia

Em Salvador, o evento principal do São João será realizado pelo décimo ano seguido no Pelourinho, cartão-postal mais conhecido da cidade. De 22 a 25 de junho nomes como Flávio José, Targino Gondim, Adelmário Coelho e Zelito Miranda vão comandar o arrasta-pé. O local conta com bares, restaurantes, hotéis e fica a 10 minutos da estação de metrô. No subúrbio da capital baiana, haverá também concurso de quadrilhas e atrações musicais como a banda Estakazero.

São João no Pelourinho, em Saçvador | Gabriel carvalho
SÃO JOÃO NO PELOURINHO, EM SAÇVADOR | GABRIEL CARVALHO

 

11. Petrolina – Pernambuco

Às margens do Rio São Francisco, a cidade pernambucana de Petrolina, na divisa com a Bahia, possui uma das melhores festas juninas do Nordeste. Durante nove dias (de 16 a 24 de junho), o espaço Ana das Carrancas contará com camarotes e uma megaestrutura. Este ano, o evento, que mistura forró, arrocha e sertanejo, terá shows de 71 bandas entre atrações locais e nacionais. Entre os nomes em destaque estão Luan Santana, Bruno & Marrone, Simone e Simaria, Henrique & Juliano, Aviões do Forró, Matheus & Kauan, Léo Magalhães, Gabriel Diniz, Solange, Jorge & Matheus, Felipão, Wesley Safadão, Israel Novaes e Pablo.

Festejos juninos em Petrolina terá grandes atrações nacionais | divulgação
FESTEJOS JUNINOS EM PETROLINA TERÁ GRANDES ATRAÇÕES NACIONAIS | DIVULGAÇÃO

 

Gabriel Carvalho é jornalista, publicitário e editor do site São João na Bahia