Acorde cedo com mais disposição

Acordar cedo faz parte da rotina da maioria das pessoas, seja pra trabalhar, estudar ou fazer outro tipo de atividades. Mas, também para a maioria destas, essa tarefa é um verdadeiro pesadelo. Nem tudo está perdido! Com alguns ajustes no cotidiano, você pode transformar o hábito de acordar cedo em uma tarefa um pouco menos traumática. Siga nossas dicas!


12:01 - 12/09/2016Netsabe

Deixe tudo planejado já no dia anterior

Pensa com a gente: se você já não gosta muito de acordar cedo, é até cruel que você deixe justamente para esse momento o compromisso de escolher roupas, arrumar a mala ou a bolsa, passar o uniforme ou qualquer coisa que possa ser feita na noite anterior – sem contar que a falta dessa programação antecipada vai fazer você acordar já apressado, com a sensação de que tem muita coisa a ser feita.

Durma mais cedo

dormindo em paz

A verdade é que precisamos dar mais valor à qualidade do nosso sono, e isso significa dormir cedo, e não às 4h depois de uma maratona da sua série favorita. Dormir à noite, e não durante o dia, é fundamental por uma questão de luz, afinal nosso corpo precisa do escuro para cumprir suas funções enquanto dorme – detalhe importante: sua necessidade de sono muda conforme a idade.

Reduza o consumo de bebida alcoólica

Só quem já acordou de ressaca sabe o quão ruim é acordar de ressaca. A solução? Beber socialmente e em quantidades pequenas – além do mais, o ideal é dar algumas horinhas de intervalo entre o último gole e a hora de dormir.

Tente fazer suas tarefas durante o dia para ter a noite livre

Muita gente diz que “funciona melhor à noite” ou que a quietude da madrugada é ideal para o trabalho. Em termos profissionais, isso pode ser produtivo, mas em questão de saúde, faz você desperdiçar os benefícios que o período da manhã traz para a saúde. A dica é tentar se ocupar durante o dia e ter mais tempo livre à noite – mudando uma atividade ou outra, talvez você consiga fazer isso.

Não caia na tentação do “soneca”

botao-soneca

Quem acorda já contando com alguns “sonecas” tende a colocar o despertador para tocar mais cedo, e isso diminui o tempo de sono – péssimo negócio. A dica é marcar o despertador para o horário certo e deixá-lo longe de seu alcance, de modo que, para fazê-lo parar de tocar, você precise levantar da cama. Uma vez em pé, já vá lavar o rosto no banheiro.

Repense suas manhãs

Se você não reavaliar a maneira como enxerga o período da manhã, fica difícil mesmo entender que acordar cedo é um ótimo negócio. Durante as manhãs, temos a chegada do sol, o cheirinho do café, o gosto do suco de laranja, o jornal matinal – ou aquela música que você adora –, a perspectiva de um dia inteirinho pela frente. Durante a manhã, seus vizinhos ainda não estão ouvindo aquela música no volume máximo – pelo menos é o que a gente espera –, você pode tomar um banho gostoso e ir, aos poucos, dando uma chance para que o dia comece e continue bem.

No começo é sempre mais difícil mesmo, mas depois que você acostuma seu corpo, você nem vai se lembrar que teve um tempo em que não conseguia fazer isso! Depois de habituado, você pode até reservar um tempinho da sua manhã para curtir um delicioso café da manhã. Confira no Guia Listelmais onde estão as padarias mais próximas a você.